Me senti repugnante (ou a vida não tem sentido pt II)

Eu estava no parque público. De repente, tive uma iluminação.. voilá. Um estalo e tudo ficou claro e cristalino: a existência tinha se revelado. Ela não era mais uma categoria abstrata e inofensiva; era a própria substância e a raiz das coisas. As raízes, o banco do jardim, a relva escassa, tudo se desvanecia. A diversidade das coisas era apenas aparência, um verniz. O verniz tinha desaparecido. Eu via massas monstruosas e moles, em desordem, nuas, de uma assustadora obscenidade. Se existíamos, era preciso existir a podridão, a dilatação, a obscenidade.

banco

Em um outro mundo, círculos e árias de música mantém linhas puras e fixas. Mas a existência nos atinge. Somos existentes incomodados, envergonhados de nós mesmos, sem razão de ser, todos nós existentes confusos, meio inquietos, como se fôssemos demais e incomodássemos com isso. Demais: é a única ligação que estabeleço entre as árvores, as grades, as pedras. E eu, lânguido, obsceno, acalentando pensamentos tristes, eu também era demais. As árvores flutuavam em direção aos céus. Eu espera que, a qualquer momento, seus troncos cansados se dobrassem até o chão e virassem uma massa só. Elas não queriam existir, mas não podiam fazer nada quanto a isso. Tinham que continuar; a seiva circulava a contragosto, lentamente as raízes entravam na terra. Mas elas pareciam que iriam largar tudo e se aniquilar. Cansadas e velhas, as árvores continuavam a existir de má vontade por serem fracas demais para morrer, porque a morte só poderia vir do exterior. Só acordes de músicas podem trazer orgulhosamente a morte em si mesmos como uma necessidade intrínseca. Tudo o que existe nasce sem motivo, se prolonga por fraqueza e tem um encontro com a morte. O essencial é a contingência. Por definição, a existência não é necessária. Existir é apenas “estar lá”. Os existentes aparecem, se deixam encontrar, mas não se pode nunca deduzí-los. Tudo é gratuito: este jardim, esta cidade e eu próprio. Quando a gente se dá conta disso, o coração fica pesado e tudo começa a rodar. Fiquei no banco, perplexo, achatado por essa profusão de seres sem origem. Por toda parte desabrochados. Minhas orelhas fervilhavam de existência. Minha própria carne palpitava, pulsava e se abandonava à germinação universal. Era repugnante.

Jean-Paul Sartre – A Náusea.

Um comentário em “Me senti repugnante (ou a vida não tem sentido pt II)

Deixe vossa opinião!

